endometriose

    

     Endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e se deslocam para cavidade pélvica, abdominal ou outros locais mais distantes (mais raro), onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. Essa multiplicação causa lesão e aderências que PODEM causar dor, infertilidade, alteração do hábito intestinal entre outros sinais e sintomas. Em muitos casos é uma patologia DEBILITANTE.

     Endometriose profunda é a forma mais grave da doença. As causas ainda não estão bem estabelecidas. Uma das hipóteses é que parte do sangue reflua através das trompas durante a menstruação e se deposite em outros órgãos. Outra hipótese é que a causa seja genética e esteja relacionada com possíveis deficiências do sistema imunológico.

   ​O principal tratamento para endometriose é o uso da progesterona (Cochrane). A associação deste com tratamento cirúrgico, analgésicos, dieta, hábitos e outros deve ser discutido com seu médico ginecologista que seja familiarizado com esta doença.

     Na Clínica De Nadai fazemos acompanhamento de pacientes com Endometriose, avaliando as melhores opções de tratamento com objetivo de melhora da qualidade de vida e reprodutiva. Com equipe multidisciplinar (cirurgiões ginecologistas, proctologistas e urologistas), oferecemos tratamento para endometriose Níveis 1 e 2 (profunda), inclusive com acometimento intestinal e/ou vesical (bexiga).

Esta equipe é referência para o tratamento cirúrgico no Convênio Sul América.